segunda-feira, fevereiro 04, 2008

É CARNAVAL !














E , por isso , por ser CARNAVAL , não me levem a mal .

















Pinto da Costa traja à Nun'Álvares Pereira

















Filipe Vieira traja à bobo da corte



Filipe Soares Franco não tem traje que lhe sirva !









* Ps : Calimero
( sugestão do dragaopentacampeao ! )

domingo, fevereiro 03, 2008

CAMPEÕES !














TAÇA DA LIGA / BASQUETEBOL
Futebol Clube do Porto /Ferpinta

Treinador: Alberto Babo
Treinador adjunto: Júlio Matos e Nuno Lino
Pavilhão: Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos


PLANTEL


Fábio Fernandes
Terrance Johnson
Jorge Sing
Fred Gentry
Paulo Diamantino
João Diamantino
Paulo Cunha
Nuno Marçal
João Figueiredo
Julian Terrell
Toree Morris
Augusto Sobrinho
João Gaspar



Triplo de GENTRY

O FC PORTO conquistou a 19.ª edição da TAÇA DA LIGA ,
derrotando na final (67-64) a OVARENSE , após prolongamento .

VIVA O PORTO !

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

AO MEU AMOR !















Estou longe de ti mas não sinto a distância que nos separa.

Porque estás dentro de mim . Fazes parte de mim.
Porque te amo .
Amo-te de forma apaixonada e sôfrega .
Sem limites .
Querendo-te sempre . Mais e mais .
Cada vez mais .

Hoje , amo-te mais do que ontem .
Amanhã , podes crer , vou amar-te ainda mais . Muito mais .
Inconsulavelmente .

Vivo , e só vivo , porque te respiro . Alimento-me de ti .
Tu , e só tu , dás sentido à minha vida .
És alma da minha alma .

Quero voltar a provar aquele travo salgado ,
de tantas e tantas lágrimas derramadas .
De alegria .

Quero besuntar-me , alucinadamente , no cheiro da minha paixão.
Quero ver-te brilhar de novo . Buscando glórias perdidas .
Imperial .

Por ti , meu PORTO !

terça-feira, janeiro 29, 2008

TRANQUILIDADE !















Eu , no que me toca , estou tranquilo .
O tempo está bom , Angola ganhou , Coimbra está linda ,
e o F.C.PORTO vai à frente . Seguro de si .

E vai à frente porque é melhor dos que vão atrás .
Muito melhor !
Perdemos em Alvalade ?
É verdade !
Mas , o PORTO , foi superior ao SPORTING .
Só temos 8 pontos de avanço ?
É verdade !
Até acho que são poucos pontos . A diferença de qualidade para o classificado é tão grande que , actualmente , deviam ser 18 pontos
em vez de 8 .

Valha-nos , ao menos , termos ganho na saúde porque o ministro
da doença foi despedido !

sexta-feira, janeiro 25, 2008

quarta-feira, janeiro 23, 2008

DESCOMPRESSÃO !














Quando a pressão está alta há que fazer a descompressão.
Vamos, por isso , relaxar .
Até à próxima vitória.
De trivela .

Será que um PORTO vintage os embebeda e , no final do jogo ,
os leõezinhos também vão cair assim ?
Ora vejam o vídeo !



segunda-feira, janeiro 21, 2008

RAZÕES !














O Campeonato vai morno .

Por isso , Ricardo Quaresma resolveu levantar a fervura
e aquecer tamanha pasmaceira .
E não foi de modas . Foi directo . À goleador !

..."Estou farto dos assobios mas a época está a acabar
e depois não têm motivos para assobiar mais "...

O F.C.PORTO precisava de qualquer coisa para agitar as águas . Quaresma percebeu-o e actuou .
De imediato . À matador !

Realmente , como as coisas vão... já viram quão penoso era ter
que esperar pelo fim do campeonato ? Mesmo sem vontade de jogar , sempre neste rame-rame , sempre a ganhar ?

E depois ainda há mais :

Uma monumental jogada de comunicação , preparada ao pormenor
com o apoio de especialistas , conducente a desvalorizar junto
da massa associativa , o impacto da próxima saída de Quaresma !

E esta ?
Haja liberdade !
E bom senso , digo eu !

sábado, janeiro 19, 2008

LABAREDAS !















F.C.Porto 2 x C.D.Aves 0


..."Estou farto dos assobios mas a época está a acabar
e depois não têm motivos para assobiar mais"...

..."Estou sempre de cabeça levantada
e a mim os assobios não me dizem nada"...

Ricardo Quaresma
(após o jogo da Taça de Portugal)





Não sou de assobiadelas por uma simples razão :
-Porque não sei assobiar !

Mas se soubesse , naturalmente , o não faria .
Por entender que nunca se devem assobiar os nossos .
Nem mesmo quando eles o merecem !

E tenho pena de não ter jeito para assobiar ...
Porque , agora , apetecia-me fazê-lo , ruidosamente ,
às declarações arrogantes do menino QUARESMA .

É por causa dos assobios que , veladamente , ameaça ir-se embora ?
Então , se os assobios não lhe dizem nada , para quê falar neles ?

O menino que todos nós adoramos tem de meter naquela cabecinha que os sócios do mui nobre e sagrado Futebol Clube do Porto são ,
legítima e totalmente livres de manifestar o que lhes vai na alma
(pese embora a forma contraproducente como, às vezes, o fazem !)

Do mesmo modo que o aplaudem apoteoticamente de pé
(e tantas são as vezes que tal acontece !) também o assobiam ,
quando ele merece. Como foi o caso !

O que vale é que , embora de modo inesperado e desabrido ,
terá sido apenas um desabafo agarotado ,
algumas petulantes labaredas , e não mais do que isso.


Nenhum jogador , por mais brilhante e importante que seja ,
pode ter a pretensão de condicionar os
SÓCIOS ou o CLUBE
a que pertence .

Senão... ainda iremos todos assobiar , proximamente ,
por culpa do QUARESMA !

domingo, janeiro 13, 2008

CUIDADO COM O LEÃO !















Anda por aí meio mundo a falar na crise do SPORTING.
Mas, qual crise ?
Se o SPORTING está em crise , como dizem ,
porque vai a 14 pontos do F.C.PORTO , então , não está sozinho .

Eu, que não sou catedrático das coisas do futebol , acho que não.

Há muito que os dois maiores clubes da capital do ex-Império
deixaram de possuir (apesar das ajudas externas e da propaganda ) estrutura sólida , meios e capacidade para , por si sós ,
destronarem o
F.C.PORTO .

O SPORTING está à distância que está porque não merece ,
de todo , estar melhor.

O BENFICA está surpreendentemente no lugar que está
(o que é de louvar ) porque possui indubitavelmente
" a melhor equipa dos últimos 10 anos ".

Mas, qual crise ? Crise nenhuma !
Tranquilidade e normalidade , chamo-lhe eu !

Tanto o SPORTING como o BENFICA ou outro qualquer clube
da mesma dimensão podem , excepcionalmente ,
num daqueles dias santos em que ocorrem milagres ,
ganhar ao F.C.PORTO .

Não quero com isto dizer que o F.C.PORTO é imbatível .
Porque não o é !
Por enquanto , ainda não há equipas imbatíveis .
Mas quando as houver , o registo mundial da 1ª patente caberá , obviamente , ao F.C.PORTO .

Até lá ... cuidado !... Muito cuidado !
Há muita selva a desbravar !

sexta-feira, janeiro 11, 2008

PEDIGREE DE CAMPEÃO !





















Na verdade não sou muito dado a carros .

Gosto de ver um carro de linhas bonitas ,
de sentir os efeitos da libertação de adrenalina ao conduzir
uma máquina potente , mas... pouco mais do que isso.
Não sou , definitivamente , um doido por carros !

No entanto , e a propósito (não por banga) tive o raro privilégio de , em Angola , pilotar (nalguns apressados minutos) um FORD GT40 .

De carros , cá em casa , quem percebe é a minha mulher.
Por questões mecânicas da genética .
Ela , sim ! Entrava em corridas e tudo .
Tal como a mãe (minha querida sogra ) que foi , no seu tempo ,
a corredora mais famosa do planeta .

Agora , que o bólide do F.C.PORTO é bonito... lá isso é !
E azul e branco !

À CAMPEÃO !

quarta-feira, janeiro 09, 2008

O CANTO DAS SEREIAS !
















"Ali, com mil refrescos e manjares,
Com vinhos odoríferos e rosas,
Em cristalinos paços singulares
Formosos leitos, e elas mais formosas;
Enfim, com mil deleites não vulgares,
Os esperem as Ninfas amorosas,
De amor feridas, para lhes entregarem
Quanto delas os olhos cobiçarem. "

OS LUSÍADAS
(A Ilha dos Amores , Canto IX , estrofe 41)




Aí estão eles.
Travestidos de sereias .
Amorosos .
Dando-nos música . Música celestial !

Aí estão eles , os mesmos que ainda há pouco tempo
relançavam o Campeonato com a possível (e mais que provável !) derrota do F.C.PORTO na Luz .

Dizem , do alto da sua fingida certeza , que o PORTO
já é Campeão .
Sugerem , humildemente , que para a próxima época ,
o PORTO só comece a jogar na 2ª volta.
Para que os outros possam ter algumas hipóteses.
Falsidades !

Não nos podemos deixar embalar cinicamente
e dormir à sombra da vantagem conseguida.
Os abutres estão de atalaia .
Sedentos de vingança .
À espera de uma qualquer oportunidade ...

Que o F.C.PORTO , conscientemente , não tolera conceder !

domingo, janeiro 06, 2008

OPORTUNIDADES !















S.L.B. e S.C.P. perderam pontos nos jogos de ontem.

O BENFICA , sem o merecer , empatou .
O SPORTING , não o merecendo , perdeu .

Oportunidade para o F.C.PORTO regressar à normalidade ,
repondo parte da verdade , na tabela classificativa .

FILIPE VIEIRA perdeu uma bela oportunidade de não dizer asneiras.
JOSÉ VEIGA , aproveitando tão soberana oportunidade , ripostou , arremessando mais algumas achas à fogueira.

LUISÃO e KATSOURANIS desentenderam-se
porque o grego não fez a KARIM o mesmo que até fez a outro.
Sorte a do nosso ANDERSON que , de modo oportuno ,
já não está por cá !

terça-feira, janeiro 01, 2008

BOM ANO !



















Para todos os que visitam o AZUL DRAGÃO
votos de BOM ANO NOVO !
E que a música celestial de RICARDO QUARESMA
continue a dar-nos o prazer do futebol.

PS: Tinha que haver um benfiquista a estragar a fotografia !

sábado, dezembro 29, 2007

EXCESSOS !

















Estamos em época de excessos !

Excede-se na velocidade máxima permitida , na comida e na bebida , em prendas e oferendas .
Excede-se nas conversas ao telemóvel , no estacionamento proibido , e no limite do cartão de crédito .
Excede-se em viagens ao estrangeiro , devaneios ,
em gastos eticamente ofensivos e supérfluos de dinheiro .
Excede-se em arrogância e vaidade , em guerrinhas sem sentido ,
e no controlo do PIB .

Excede-se em falsas promessas - com papas e bolos...
se enganam os tolos !

Excede-se em almoços e jantaradas (à custa do pagode ) ,
em arguidos de nada , e fogos de artifício .
Época de excessos !
De míngua e penúria para muitos !

BOM ANO NOVO PARA TODOS !

domingo, dezembro 23, 2007

PELA PORTA GRANDE ?


















A derrota do BARCELONA face ao REAL MADRID desencadeará , muito provavelmente, o processo de regresso de JOSÉ MOURINHO
à casa madrasta .
Se se confirmar esta minha previsão , teremos o BARCELONA ,
no próximo ano , a reocupar o lugar perdido na Liga Espanhola
e no Ranking Europeu.

THE SPECIAL ONE será , polemicamente , o aglutinador de todas
as vontades e o mentor-mor para a reconquista da honra perdida.
Ganhará o BARCELONA mas , acima de tudo , ganha decisivamente
o Futebol Espanhol.

sábado, dezembro 22, 2007

REAVALIAÇÃO !













Paragem .
Nada melhor do que uma paragem !
Dá para descansar , pôr a leitura em dia , ouvir música , passear , conviver com a família e amigos de longa data .
Dá para ir ao cinema , ao teatro ou simplesmente ,
ficar em casa a fazer nada.
Dá , ainda , para reavaliar o nosso desempenho .
Reavaliar o contributo individual , e da equipa , para alcançar
os objectivos propostos.
Dá para recarregar as baterias e regressar entusiasticamente
ao trabalho , aos treinos e jogos , com aquela vontade genética
de ganhar - à CAMPEÃO !
E , também dá para fazer abortar , cirurgicamente à nascença ,
qualquer resquício de crise.

STOP !

sexta-feira, dezembro 21, 2007

PARA MEMÓRIA FUTURA !




















NACIONAL 1
F.C.PORTO
0



Venceu o NACIONAL !

Vitória merecida porque soube aproveitar , superiormente ,
a única e verdadeira oportunidade de golo , de que dispôs ,
em todo o jogo .
Perdeu o F.C.PORTO porque não soube aproveitar , impiedosamente , uma mão cheia de oportunidades .

Nem justo... nem injusto .

O futebol é assim .
Ganha quem marca e perde quem falha !


PS : Fico-me por aqui ...

quinta-feira, dezembro 20, 2007

2009 ANO AZUL















A ONU declara 2009 ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA

Nós , DRAGÕES , declaramos 2009 ANO DO TETRA !

E nem se poderá dizer que a nossa teoria não assenta na CIÊNCIA . De facto , o planeta Terra visto do espaço é azul ,
e a ESTATÍSTICA não nega a probabilidade .

Mas até lá temos primeiro que arrecadar o TRI .
Porque , sem TRI , não há TETRA ou PENTA que se aproxime .

Para isso , nada melhor que desenvolver o teorema na Madeira ,
quebrando - se , assim , o enguiço.

quarta-feira, dezembro 19, 2007

FECHAR COM CHAVE D' OURO !














Não estou a convidar-vos para uma xícara de café
tirada na minha máquina inteligente , que memoriza e processa ,
na mistura certa , os grãos de arábica e de robusta .

Não que não tivesse prazer em recebê-los na minha casa mas , decerto , seria uma grande confusão . Uns queriam café curto , outros bica cheia , outros um cimbalino , outros uma italiana ,
outros um espresso , outros ...
Depois , tínhamos ainda aqueles que não queriam nada disto
porque acham que é mais saudável beber um descafeinado .

Assim , o convite fica adiado até Maio , altura em que ,
(porque não ?) festejaremos a FINAL da CHAMPIONS.
Agora , o que é importante , é que o PORTO vá à Madeira
fechar o ano com CHAVE D'OURO !

Mesmo que o lote (jogo) não tenha o perfume do Arábica ,
e a vitória não tenha sabor a Robusta !

terça-feira, dezembro 18, 2007

OS FILHOS DO DRAGÃO !















Lá vêm eles , os jovens das claques !

E vêm em bloco monolítico , impenetrável , gritando aos sete ventos os seus cânticos de guerra .
Lá vêm eles , prontos para a luta , rosto fechado , braços em riste .
Armados .

Lá vêm eles , de cachecóis ao peito , bandeiras falando ao vento
em sincronizado movimento .
Lá vêm eles , orgulhosos de si próprios , voando em sonhos , exteriorizando , gozando .
Lá vêm eles , de azul e branco vestidos , gorros (porque faz frio ) , de jeans coçados e ténis cansados .

E cantam !
Cantam com aquela força que lhes dá a fé !

E gritam !
Gritam os silêncios calados nas sombras da vida .

E choram !
Choram os risos poupados às alegrias de cada um .

Ai estes são os filhos do Dragão ...


domingo, dezembro 16, 2007

SILÊNCIOS !










Sinto-me paralisado .
O DRAGÃO está mesmo aqui à frente de mim.
Os meus olhos , humedecidos e incrédulos , choram de alegria . Estarei a sonhar ?

Rodo o pescoço na ânsia de que a minha cabeça acompanhe
o movimento e confirme a realidade .
Quero ver tudo de uma só vez .

Quero percorrer aquelas formas esteticamente belas e suaves ,
de tons predominantemente brancos e azuis .
Quero respirar este ar frio que me desentope o nariz .
Quero sentir e saborear tumultuosamente ,
no meio de dentro de mim ,
as gloriosas vitórias vividas e as lendárias emoções .
Quero ouvir os ensurdecedores silêncios que me tolhem a razão .

Como é lindo o meu DRAGÃO !

Estou no meu Templo !
Venho em oração !

sábado, dezembro 15, 2007

NOVAS EMOÇÕES !

















Vindos de toda a parte , às golfadas , quentes de entusiasmo ,
de azul e branco ataviados , eles, os filhos do dragão ,
absortos nos seus pensamentos , caminham orgulhosos e seguros
ao encontro da sua estrela sagrada no TEMPLO das EMOÇÕES .

Vêm do norte e do sul , d'aquém e d'além - mar , do continente
e das ilhas , dos algarves . Vêm dos mais recônditos lugares (ludibriando as agruras da vida ) em busca da glória de um momento de felicidade , do reforço da fé que os une e alimenta .

São trolhas e padeiros, armadores e cozinheiros,
são estufadores e marceneiros, doutores e engenheiros,
são escriturários e empresários , padres e pecadores ,
são pescadores , autarcas e estivadores .
Gente da minha gente !

Até que então...

De dentro de mim , lá bem do fundo da minha alma ,
lá do meio de mim mesmo ,
ouço-me dizer :

ORGULHA-TE ! TU ÉS POVO DO DRAGÃO !




quinta-feira, dezembro 13, 2007

EMOÇÕES !
















No preciso momento em que , já no interior ,
vi pela primeira vez ao vivo o campo verde do Dragão fui assaltado por um pensamento , há muito , genuinamente amadurecido dentro de mim :

-Agora sei que morrerei feliz !

Dizia-me , confuso , antes do jogo começar ,
o meu filho (o mais novo) Gonçalo :
-Pai , estou contente ! Nunca vi tantos portistas ,
como nós , juntos. É uma sensação estranha .
Mesmo que o PORTO não ganhe já valeu a pena
estar aqui.

Gostei do que ouvi , e retorqui :
-Também nunca tinhas vindo ao Porto ...
e ao Dragão !

O mais velho , o Frederico , estava na maior.
Andava de um lado para o outro , fugindo do frio ,
de máquina fotográfica carregada e pronta a acertar em tudo o que mexia.

Eu , metido dentro de mim , desemboquei à velocidade do pensamento numa estonteante encruzilhada de emoções...
Mas , retomada a razão , logo um juízo inglório
e sólido me assaltou :

-Pobre pátria a minha que não merece o PORTO
que tem !


sexta-feira, dezembro 07, 2007

EU VOU ESTAR LÁ !













Estou radiante .
Pareço um puto que acaba de receber do Pai Natal o equipamento completo do F.C.PORTO (com fato de treino Nike , nome e tudo).
Terça-Feira eu vou estar lá !
Vou ao estádio do meu clube . Vou ao palco dos sonhos .
Vou lá onde , fisicamente , nunca estive .
Vamos os três . Eu e os meus dois filhos .
Vou ajuntar-me à gente da minha gente !

Só queremos que nesse dia , o nosso PORTO,
nos dê mais uma alegria ,
mais uma vitória !

E vai dar !

quinta-feira, dezembro 06, 2007

DOUTORAMENTO !











Mourinho , tudo leva a crer , vai ser o próximo seleccionador
de futebol da Velha Albion.
THE SPECIAL ONE , contrariamente ao que ele próprio sempre disse , acaba de fechar negócio com os INGLESES .

Não tenho dúvidas que se tratará de um projecto extremamente aliciante em termos financeiros e desportivos . Capaz , só por si ,
de fazer engolir a propalada arrogância de Mourinho.

O ZÉ PORTUGA , latino e inteligente , percebeu rapidamente
que para um dia chegar à NOSSA SELECÇÃO ,
precisa primeiro de obter o grau de Doutor em Ciências do Desporto , prestando provas em terras de SUA MAJESTADE .

Só assim , o povo arrebanhado , deixará de venerar o santo SCOLARI e , em uníssono , pedirá directamente a deus !

sábado, dezembro 01, 2007

CURTO-CIRCUITO !












S.L.BENFICA 0 . F.C.PORTO 1


Vitória justa do F.C.PORTO.
Foi superior nos aspectos técnico-tácticos do jogo.
Dominou (quase sempre ) e impôs o ritmo que mais convinha.
E, claro, o feiticeiro QUARESMA resolveu de trivela pôr a LUZ
definitivamente às escuras .
PORTO a mais para tão curto BENFICA .
Apesar de tudo !

sexta-feira, novembro 30, 2007

ALMA DE CAMPEÃO !















O que espero ?

Pois bem , espero um jogo equilibrado entre as duas melhores equipas do nosso campeonato .

O BENFICA precisa da vitória . Pois precisa !
Por três razões fundamentais :

- Fazer esquecer a triste e paupérrima passagem pela CHAMPIONS (e , o provável afastamento da Taça UEFA );

- Relançar a prometida candidatura ao Título ;

- Acalmar a massa adepta (que não esqueceu as promessas delirantes do seu Presidente ).


O PORTO não precisa da vitória mas quer vencer . Pois quer !
Por uma única razão :

-Porque possui ALMA de CAMPEÃO !

quarta-feira, novembro 28, 2007

( I ) MERECIDO !












LIVERPOOL 4 . F.C.PORTO 1



Custa muito .
Eu sei . Todos nós o sabemos.
Levar 4 de uma equipa que em nada nos é superior , custa .
Custa muito.
Mas já passou !

Para a semana que vem , há mais.
Antes, teremos no próximo 1º de Dezembro que fazer as pazes
com JESUALDO. Porque com os JOGADORES ... já as fizemos.

domingo, novembro 25, 2007

ÁFRICA 2010




















MUNDIAL 2010


GRUPO 1

Portugal
Suécia
Dinamarca
Hungria
Albânia
Malta


GRUPO 2

Grécia
Israel
Suiça
Moldávia
Letónia
Luxemburgo


GRUPO 3

República Checa
Polónia
Irlanda do Norte
Eslováquia
Eslovénia
São Marino


GRUPO 4
Alemanha
Rússia
Finlândia
País de Gales
Azerbeijão
Liechtenstein


GRUPO 5
Espanha
Turquia
Bélgica
Bósnia-Herzegovina
Arménia
Estónia


GRUPO 6
Croácia
Inglaterra
Ucrânia
Bielo-Rússia
Cazaquistão
Andorra


GRUPO 7
França
Roménia
Sérvia
Lituânia
Áustria
Ilhas Feroé


GRUPO 8
Itália
Bulgária
República da Irlanda
Chipre
Geórgia
Montenegro


GRUPO 9
Holanda
Escócia
Noruega
Macedónia
Islândia

PORTO SEGURO !


















F.C.PORTO 2 . V.F.CLUBE 0

quinta-feira, novembro 22, 2007

COM OS PÉS NO CHÃO !















Vem aí o EURO 2008 .

PORTUGAL possui um lote de bons jogadores :

QUIM , BOSINGWA , MIGUEL , JOÃO MOUTINHO , MANICHE ,
SIMÃO , HUGO VIANA , NANI , CANEIRA , FERNANDO MEIRA ,
MANUEL FERNANDES , PETIT , BRUNO ALVES , RAUL MEIRELES , NUNO GOMES , PAULO FERREIRA , MAKUKULA , MIGUEL VELOSO , HUGO ALMEIDA ;

3 muito bons :
PEPE , RICARDO CARVALHO , JORGE ANDRADE ;

E , 3 excepcionais :
DECO , RONALDO e QUARESMA

Se , com estes ou outros jogadores houver uma equipa ,
uma verdadeira equipa de futebol , coesa e inteligente ,
física e psicologicamente forte , táctica e estrategicamente preparada , então , pergunto com os pés bem assentes no chão , porque razão não há-de PORTUGAL ser CAMPEÃO ?

quarta-feira, novembro 21, 2007

SERVIÇOS MÍNIMOS !














Qualificados para o EURO 2008
PARABÉNS PORTUGAL !

terça-feira, novembro 20, 2007

A CAMINHO DA IMORTALIDADE !
















CRISTIANO RONALDO criticou injustamente os portugueses que , tendo ido ao estádio para apoiar a Selecção - a nossa equipa - resolveram assobiar os jogadores .
Eu , não fui ao estádio . E ainda bem que lá não fui.
Mas , se lá tivesse ido , teria feito o mesmo , porque não sou inglês .

RONALDO é um grande jogador . Ninguém tem dúvidas disso .
Pode tornar-se , a curto prazo , num caso sério do futebol mundial.
Mas , face ao estatuto já adquirido , deve pensar antes de falar ,
e pesar convenientemente o que diz.
O nosso craque , apesar dos anos de formação que já leva ,
às vezes , parece não entender nada das tribos do futebol .

Até podiam ter perdido e, em vez de copiosamente assobiados , serem ovacionados . Mas , para que isso tivesse acontecido ,
era necessário terem lutado (com alma e classe ) até à exaustão .

Não foi isso que aconteceu !

sábado, novembro 17, 2007

PALPITES !














Palpita-me que vamos ganhar à LUZ .

Os palpites têm destas coisas .
Aparecem quando menos se espera e, umas vezes dão certo ,
outras não .
Palpites todos temos . Uns mais do que outros .

Um amigo meu leva os dias a palpitar que o PORTO tem tido sorte.
A isto chamo palpite-tresmalhado porque , um benfiquista
não palpitar que o PORTO tem beneficiado das arbitragens ,
ou não é da pandilha de cá , ou anda realmente perdido .

Há também o palpite-invejoso . Que é a antítese do meu ,
do dos portistas em geral , e do tresmalhado.
O palpite-invejoso pretende acertar sempre na derrota do PORTO contra qualquer adversário nacional ou estrangeiro e , se possível , no minuto em que o Quaresma sairá de ambulância para o hospital .

O palpite-perdedor é o mais sofisticado . É bermelho , inocente , transparente , arranja desculpas para os seus próprios insucessos (escondendo-se atrás de cada título perdido ), vive do passado ,
e foge do lobo mau .

Embora muito boa gente faça questão de dizer que não dá palpites , a verdade é que os vão dando (a propósito do que quer que seja ), mas só e quando lhes interessa.
Este , é o tipo de palpite-provocação .

O último da moda é que o Benfica vai ser o Campeão .
Isto ( a acontecer ) para além de um palpite , seria uma maldição !

sexta-feira, novembro 16, 2007

A PAUSA !




















Pausa na BWIN LIGA .

Sempre é melhor entrar em pausa do que na andropausa .
Curiosamente , a famosa e laureada jornalista- escritora
que tanto ateou a fogueira , acabará um dia , afogueada ,
na menopausa .
Coisas da vida . Da inveja e do cinema .

Os nossos meninos na Amadora é que , infantilmente e para nosso descontentamento , resolveram entrar em pausa antes do tempo .
Coisas do futebol . Da sobranceria e da incompetência .

As pausas , também nos podem trazer grandes alegrias .
Mas , para júbilos , ainda temos que esperar uns dias ,
paciente e pausadamente , que chegue o jogo da LUZ !

E , agora , que tal um coffee-break ?

segunda-feira, novembro 12, 2007

PAVÕES !



















Não era nada que não se esperasse!

Os cânticos angelicais , aquela música celestial que os média
nos foram dando nos últimos tempos , trazia águ(i)a no bico.

Num ápice , a tal equipa , a grande equipa do F.C.PORTO
( a melhor do Campeonato ) deixou de ser a única , a verdadeira ,
a pura , a justíssima e pré-anunciada candidata ao Título.
Bastaram 2 empates com sabor a derrota.
Não era nada que não se esperasse !
E, ainda, a procissão vai no adro...

Mas , pergunto ?

Não há ninguém que explique aos nossos jogadores que os jogos
são para ganhar mas , para que isso aconteça , é preciso atitude ,
concentração e rigor até ao fim ?
Se há (e acredito que haja )de quem é a culpa ?
É deles , e de mais ninguém !

Não me venham com a história dos sinais dados do banco
com as substituições.
Então as entradas (normalíssimas) de BOLATTI (aos 70 minutos), ADRIANO (aos 77 minutos ) e KAZMIERCZAC (aos 87 minutos ) para substituirem , respectivamente , LUCHO , TARIK e RAÚL MEIRELES não são decisões correctas ?
O Professor fez o que tinha a fazer .
Os jogadores que entraram e os outros que lá continuaram ,
é que não .

E digo mais :

Quaisquer que sejam os jogadores do F.C.PORTO a entrar em campo , contra quem quer que seja o adversário , estarão sempre
à altura de dignificar o CLUBE .

Assim o queiram !

sexta-feira, novembro 09, 2007

SEKTIOUI , SUOR E LÁGRIMAS !

















" Vi o golo de Tarik e achei fantástico "
(Henri Michel)


" Deixei onze para trás ! "
(Tarik Sektioui)


" Não me passa pela cabeça sair do F.C.PORTO "
(Lisandro Lopez)


Paulo Assunção ... 11,7
Lisandro............ 10,7
Quaresma...........10,6
Fucile............... 10,3
Bosingwa............ 9,8
Bruno Alves......... 9,8
Stepanov............ 9,7

(Os quilómetros que eles correram)

quinta-feira, novembro 01, 2007

ALERTA VERMELHO !
















Peparem-se !

O ALERTA VERMELHO foi decretado.
Vamos , doravante , ficar a saber que afinal a equipa do F.C.PORTO não é grande coisa , que é formada por jogadores incipientemente vulgares (com uma ou duas excepções ), que Jesualdo não é treinador para o Porto , que os reforços não prestam para nada ,
que o Porto tem ganho com sorte e , só não perdeu com o Belenenses , porque teve a prestimosa ajuda do árbitro
ao não assinalar aquele fora-de-jogo flagrante .

Até ao jogo da Luz há que garantir que o F.C.PORTO não se afaste e , se possível , ainda perca mais uns pontinhos.

Só assim , então , teremos um verdadeiro Campeonato.
Competitivo . Sedutor . Justo . Bermelho (1).

A partir de agora o F.C.PORTO que se cuide !

(1) alterado depois de editado

SEGREDOS !











O segredo do êxito foi recusar vender
TOMAZ ANDRADE

Para Pinto da Costa, o sucesso do FC Porto no campeonato, alicerçado por uma enorme vantagem conseguida apenas em oito jornadas, é muito fácil de explicar. Dois nomes dão corpo à teoria: Lucho e Quaresma. A SAD recebeu propostas tentadoras para tirar ambos do Dragão e a todas disse que não.

O presidente do FC Porto explicou, assim, o sucesso com a decisão de manter praticamente a espinha dorsal da equipa, resistindo à tentação de encaixes financeiros volumosos e retocando-a com alguns reforços, que, de resto, nem estão a conseguir entrar na estrutura de Jesualdo Ferreira. Precisamente porque se trata da estrutura campeã. "Os condimentos da receita estão à vista de todos e são a justa compensação pelo esforço financeiro que realizámos, ao contrário de outros, não vendendo jogadores nucleares como o Lucho e o Quaresma, que tinham propostas bem superiores aos anéis que a concorrência alienou", escreveu Pinto da Costa no editorial do último número da revista Dragões, sem deixar de mencionar, indirectamente, que o sucesso portista também tem explicação nas muitas mudanças que os plantéis do Sporting e do Benfica sofreram.

Recorde-se que Lucho e Quaresma foram pretendidos por vários clubes europeus, espanhóis sobretudo, e com propostas de muitos milhões de euros, que chegariam para muito fôlego nas contas da SAD. A decisão de os manter no FC Porto foi assumida por Pinto da Costa com dois propósitos: renovar o título de campeão nacional e chegar ainda mais longe na Liga dos Campeões.

in O JOGO ON LINE

quarta-feira, outubro 31, 2007

O CANTO DA SEREIA !
















Cheira-me a música o que tenho , ultimamente , lido e ouvido.

Vem o Sr Camacho e diz que o PORTO está em grande forma.
Para não ficar mal na fotografia , logo aparece o Sr Paulo Bento
a dizer que o PORTO está a fazer uma boa prova e , por isso ,
não custa reconhecer que é a melhor equipa da Liga.
Depois, aqui e ali , alguns saborosos elogios da imprensa da Capital
do ex-Império a que já não estávamos habituados .
Agora é o jornal O JOGO , de hoje , em destaque , a enaltecer
" O MELHOR ARRANQUE DO SÉCULO "

Tudo isto , é muito bonito e sabe bem !

Quem não gosta que distingam os méritos e os feitos
do seu clube do coração ?
Eu cá , não o nego , gostei do que li e ouvi.
Mas...cheira-me a música !

O F.C.PORTO ( a equipa ) não pode deixar-se embalar
e ir atrás do canto da sereia.
Estarei traumatizado por anos e anos de desinformação ?

É possível !...

sábado, outubro 27, 2007

DIVAGAÇÃO ?














E , se não houvesse futebol ?

Havia de ser o lindo e o bonito !

Ele era...
manifestações diárias em São Bento contra as políticas anti-sociais do Governo, contra as escutas telefónicas , contra os duques , duquesas e barões da Justiça , contra a famigerada corrupção , contra os privilégios dos deputados , gestores públicos e privados , contra o centralismo macrocéfalo da somítica capital do ex-Império , contra a pobreza extrema e o endividamento dos portugueses ,
contra as listas de espera nos hospitais , contra o encerramento
de escolas e de centros comerciais , contra a falta de emprego , contra a flexigurança e a falta dela .

Ele era...
a guerra declarada e aberta aos bandos organizados de racistas , xenófobos , nazis e fundamentalistas .

Ele era...
a caça aos senhores da droga , à mão armada , dia e noite ,
sem tréguas , por terra , ar e mar .

Ele era...
a denúncia pública dos vigaristas , parasitas , oportunistas
e foragidos da lei.

Ele era...
os jornais , as rádios e as televisões , sem mãos a medir
( tantos eram os acontecimentos a cobrir ) e os jornalistas , acagaçados , em correria louca por todo o lado.


Ele era ...
os pedófilos da Casa Pia e os outros , os juízes e políticos ,
todos à rasca , porque o tempo não está para brincadeiras ,
a vida está difícil , cá se fazem cá se pagam (diz o ditado),
os cidadãos estão de olho aberto (já não andam alienados ),
querem ver resultados e os culpados na cadeia .

Ele era ...
a luta em prol dos direitos humanos , contra os despotismos , militarismos e imperialismos ; o combate à fome , à doença
e desgraça de milhões de seres humanos em todo o mundo , especialmente, em África.


Ele era...

Ainda bem que sou do F.C.PORTO e gosto de bola !
(senão pifava da tola)

quinta-feira, outubro 25, 2007

FUSÃO




















O BPI acaba de propor a fusão ao Millennium BCP.
A ideia é criar um banco forte capaz de competir no espaço Ibérico e, ao mesmo tempo , globalizar-se .

O BES aposta , como se sabe , em Espanha.

Se o mundo da alta finança fosse o futebol , teríamos o SPORTING
a propor a fusão ao BENFICA sendo que , tal ideia , seria a de criar
uma equipa capaz de competir com o PORTO cá dentro e ,
ao mesmo tempo , na Europa.

O F.C.PORTO , como se sabe , apesar de não precisar de fusões
anda há muito a ser fundido.

sexta-feira, outubro 19, 2007

A ARTE DE VENDER !
















Não faltam por aí consumidores da ideia de que o F.C.PORTO
ganhou o que ganhou por ter comprado os árbitros.

Nos últimos anos os mídia propalaram , até à exaustão ,
a influência "mafiosa" do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa
nas estruturas do futebol para justificar , maquiavelicamente ,
os estrondosos êxitos internos e externos do F.C.PORTO.

Houve uma altura em que fiquei deveras preocupado pois,
eram tantas as denúncias de envolvimento de Pinto da Costa
em situações comprometedores que , às tantas , inconscientemente , dei comigo a rebuscar nas gavetas profundas da memória esquecida ,
tudo e mais alguma coisa , para reconstruir o passado :

- Do Tetra ao Penta , Viena e o calcanhar de Madjer , a Taça Intercontinental (contra o Peñarol de Montevideu), a Supertaça Europeia (contra o Ajax), Gelsenkirchen (3-0 contra o Mónaco), Japão (Once Caldas) , Sevilha ...

Andei , é verdade , uns tempos apreensivo.
Agora , estou sereno e fortalecido !

Porque percebi a estratégia dos perdedores da capital do ex-Império para desviar as atenções dos seus próprios insucessos.

Porque percebi que as notícias bombásticas serviam para alimentar os tais 6 milhões de consumidores famintos e, simultaneamente , sobreviver .

Já nem a alma lhes resta para vender !

segunda-feira, outubro 08, 2007

VENCER SEM CONVENCER !


















O F.C.PORTO vai com 7 vitórias em 7 jogos .
Para qualquer outro clube seria uma façanha .
Para o PORTO , é apenas um bom começo de campeonato .

É um facto que o F.C.PORTO vai , com maior ou menor dificuldade , ganhando. E vão sete ...
Ganha , mas... não convence .
Melhor, só convence os adversários!

Dir-se -à que estamos mal habituados .
E estamos !
Mas a verdade é que esta equipa , a equipa profissional
do Futebol Clube do Porto , tem todas as condições exigidas
para continuar a ganhar ...convencendo !

sábado, outubro 06, 2007

MONOSSÍLABOS !



















..."O José Antonio Camacho é um homem identificado com o Benfica.
Já recusou um ou dois convites em Portugal dizendo que cá só treinava o Benfica"...
LFV (Luís Filipe Vieira)


..."Não preciso de defesa. Não sei o que é isso. Prefiro atacar do que defender"...
JAC (José António Camacho)


Já percebi !
AZ (azul dragão)

segunda-feira, outubro 01, 2007

PRIMUS INTER PARES !



















Tive o privilégio de ver (uma só vez ) BARRIGANA jogar.
Enquanto por cá andar , jamais me esquecerei da alegria
que me deu.
Para mim, que me habituei em criança a idolatrá-lo ,
o mãos-de-ferro era o maior.
Impunha respeito.
Os adversários , melhor do que eu , que o digam !

Adeus, Senhor BARRIGANA !
Descanse em paz !