segunda-feira, agosto 25, 2008

MEMÓRIAS !



















No tempo do tempo parado ( lembro-me como se fosse hoje ! )
andava com o Afonso ( menino pobre , mal nutrido , de pé descalço )
pedindo a quem passava um tostãozinho para o Santinho !...

O Santinho era uma colorida figurinha artesanal de barro
a que os adultos chamavam de São João.

A verdade é que , as pessoas , com um sorriso na cara ,
lá nos iam dando o tostão ou o cruzado .

Um certo dia (nunca mais esquecemos esse dia !)
ganhamos a sorte grande :
-Uma bela e generosa senhora de chapéu branco e amarelo ,
resolveu dar 25 tostões a cada um de nós !

Eu e o Afonso , completamente doidos , nem queríamos acreditar !...
Desatámos a correr pelas ruas , aos saltos e aos gritos ,
sem destino .

Até que , cansados , parámos .

Então , olhei aquela figura franzina nos olhos , e disse-lhe :
- Afonso , como agora estou rico , já te posso comprar
o teu emblema do Porto !

E assim foi . Negócio combinado , negócio fechado .
Aquele pequeno emblema de lapela finalmente era meu !

Sei que , ainda hoje , o bom do meu amigo Afonso
continua amargamente arrependido do negócio que fez !

.

3 comentários:

dragao vila pouca disse...

Pedir um tostãozinho para o S.João, cantar as Janeiras antes do Natal, de porta em porta, são recordações inesquecíveis da minha infância.
No entanto nunca foi preciso utilizar o dinheiro para ter um emblema do F.C.Porto, isso foi uma prenda que ganhei ainda era muito pequenote.
Um abraço

Paulo Pereira disse...

E por falar em prendas, vou abrir os cordões á bolsa e comprar a 1ª camisola oficial do FCP à Filipa.

6 anos cumpridos e já uma devoção notável pelo azul e branco mecerem, sem dúvida, a prenda!

Sérgio de Oliveira disse...

Grande Paulo !
Notável Filipa !


Assim é que deve ser !