O F.C.PORTO ganhou e ganhou bem ao Paços de Ferreira . E nem falo das várias oportunidades de golo desperdiçadas na primeira parte do jogo . Falo , isso sim , da evidente grande penalidade sobre o HULK que o árbitro não quis marcar . Poderia ter sido o dois - a -zero em vez de três e assunto arrumado !
Se o F.C.PORTO quer continuar invicto terá que fazer pela vida na Mata Real. Mata Real , onde não voa a águia vitória , mas onde existem (ficámos todos a saber ) alguns ninhos da dita cuja .
Todos querem ser os primeiros a ganhar ao PORTO !
Mas , é tão legítimo quererem ganhar ao F.C.PORTO , como o F.C.PORTO querer continuar a Vencer ... Desde 1893 !
Estava confortavelmente a ver o jogo da Taça no Dragão quando uma frase ( que há muito pertence à história do cinema ) me ocorreu :
- My name is Bond ... James Bond !
Se o famoso Ian Fleming criador do agente 007 fosse vivo e tivesse visto o jogo de ontem , no Dragão , contar-nos-ia as peripécias e diabruras de Rodríguez... James Rodríguez !
E podem crer meus amigos : - este miúdo ( nas mãos de quem está e que sabe o que faz ) pode tornar-se o nosso best seller !
Quando ouvi o homem dizer que o seu clube estava na Champions para a ganhar eu nem queria acreditar .
Agora , sem demagogia , e depois de os ver nadar na europa , percebo melhor a flagrante diferença de qualidade ( e estatuto ) entre o clube dele e o meu .
É que nem todos se aguentam nas canetas ( coitadinhos ) !
Atiçar a fogueira e depois voltar com as ideias atrás ( qual Poncius Pilatus dos nossos dias ) é coisa a que vamos estando habituados.
As diversas manobras de intimidação levadas a cabo contra João Moutinho tinham um objectivo : - atingir o equilíbrio emocional do treinador André Villas-Boas e dos jogadores do F.C.PORTO em vésperas do clássico de Alvalade.
Estão de parabéns os maquiavélicos criadores e os fiéis executores !
Não fora isso e , provavelmente , a história teria sido outra : - Falcao , isolado , não falharia aos 9 minutos ; João Moutinho teria sido ajudado pela equipa ; e Maicon não teria tropeçado na mentira do Levezinho !
A cimeira da NATO acabou e Barack Obama lá se foi , sem tempo para se despedir de nós .
Agora , a nossa atenção vira-se para a Taça de Portugal .
O F.C.PORTO terá pela frente o MOREIRENSE , a jogar em casa , um adversário difícil , aguerrido , muito motivado e , por isso , ou joga com rigor e empenho ou correrá o risco de , prematuramente , dizer adeus ao troféu que ainda é seu.
Acredito que vamos concretizar um plano estratégico à F.C.PORTO !
Sem pretender tirar o mérito e o brilho à vitória de Portugal que , diga-se , jogou muito bem , a verdade é que se tratou apenas de um jogo particular .
Gostaria muito de voltar a ver Portugal jogar assim , mas num jogo a doer !
Elogiar o F.C.PORTO , os seus jogadores , o treinador Villas Boas ou Jorge Nuno Pinto da Costa é coisa que , na Idade Média , daria fogueira pela certa .
Hoje , apesar da liberdade de expressão , não dá fogueira mas , ao que parece , ainda queima muita gente.
Não é por não se lhes reconhecer mérito que , há muito , deixaram de elogiar os fantásticos jogadores do F.C.PORTO , a competência do seu Treinador ou a inteligência e sagacidade de Pinto da Costa .
Bem vistas as coisas , tal acontece , única e exclusivamente , por mera mediocridade e muita inveja !
Tudo leva a crer que o jovem treinador do F.C.PORTO estará , inteligentemente , com engenho e arte , a construir uma grande equipa de futebol.
O nome André Villas Boas , a mim , nada me dizia . Mas , ainda bem que o Presidente Pinto da Costa o foi buscar.
Sabemos todos como as coisas funcionam :
- o bom futebol praticado mais a vitória expressiva ( e , ainda por cima , contra o odiado rival ) reforça o moral das tropas e pode levar os generais à glória.
Se olharmos para os adeptos daquele Clube que há dias levou um banho-de-bola , no Dragão , o que se espera agora , é que , humildemente , sejam capazes de reconhecer que o F.C.PORTO é muito , muito melhor .
De qualquer modo , tal como no passado , as nossas conquistas futuras querem adversários à altura .
Sem ares de arrogância !
Sendo certo que ( excepção feita ao ano do Túnel ), obviamente , não há Campeões antecipados!
O clássico do passado domingo deixou-me deveras angustiado.
E isto , porque , o que eu gosto mesmo - o que gosto de verdade - é de ver sempre os adversários directos do F.C.PORTO a dar luta , e serem capazes de jogar de igual para igual .
Infelizmente , o pobre e desnorteado Benfica da capital do império , dirigido por essa altiva águia-rara da táctica , não ofereceu a mínima resistência, e nunca foi capaz de contrariar a manifesta superioridade , em todas as vertentes do jogo, deste grande e competente F.C.PORTO .
Jogo no Estádio do Dragão, no Porto. Assistência 49.817 espectadores.
F.C. Porto Helton , Sapunaru , Maicon , Rolando , Álvaro Pereira , Guarín (Walter - 87’), Belluschi (Ruben Micael 79’), João Moutinho , Hulk , Varela (James Rodríguez - 84’) e Falcao . Treinador: André Villas-Boas
S.L.Benfica Roberto , Maxi Pereira , Luisão , Sidnei (Gaitán , 46’), David Luiz , Javi García , Carlos Martins (Roderick 72’), Aimar , Fábio Coentrão , Salvio (Rúben Amorim - 79’) e Alan Kardec Treinador: Jorge Jesus
Árbitro: Pedro Proença , de Lisboa Amarelos: Carlos Martins (19’), Maxi Pereira (31’), Álvaro Pereira (45’+1’), Alan Kardec (63’), Salvio (76’), Fábio Coentrão (78’), Hulk (80’) e João Moutinho (85’) Vermelho directo: Luisão (65’)
Golos 1-0, por Varela, aos 12’ 2-0, Falcao, aos 24’ 3-0, por Falcao, aos 28’ 4-0, por Hulk (g.p.), aos 80’ 5-0, por Hulk, aos 90’
Já vi muitos jogos entre Porto e Benfica. Amanhã , mais uma vez e se Deus quiser, espero poder ver outro . E , como sempre , também este jogo fará história .
As forças policiais receando um ataque dos talibã montaram uma gigantesca operação de segurança , à Obama .
O que eu quero mesmo é que o PORTO lhes dê uma lição de civismo e outro banho-de-bola ...
Logo mais , ao cair do dia , na bela cidade de Aveiro , o F.C.PORTO travará a sua 1ª batalha da época . E não interessa nada saber se joga a ou b , se somos favoritos ou não , ou se o André V B ( que se acredita terá sido adjunto de J Mourinho ) está ou não preparado para ser Campeão .
O que interessa mesmo é chegar lá e ganhar a Taça .
Mas , tal como acontece nas empresas , também nos clubes de futebol , face à crise económica e financeira que domina a vida do nosso quotidiano , há que saber gerir .
Reduzir custos e , ao mesmo tempo , garantir elevados níveis de qualidade e competitividade , não é tarefa fácil .
A verdade é que o F.C.PORTO , nos últimos anos , pôde dar-se ao luxo de gastar muito , porque vendeu bem . Vendeu excepcionalmente bem !
Os tempos , agora , são outros . Bem diferentes por sinal.
Mas , apesar de tudo , o F.C.PORTO continua a ser capaz de investir porque mantém intacta a fama e o proveito de que , o que vende , tem certificado de qualidade .
E é nesta qualidade - e na seriedade de processos - que reside o poder da nossa marca !
Amanhã , como sempre foi nos amanhãs de ontem , os adeptos de azul e branco trajados , de cachecóis enrolados ao pescoço , arrastados pela paixão das suas vidas lá vão , em passo firme , altivos , de sorriso franco e aberto , em busca dos sonhos sonhados , ao Dragão .
Eles vêm em magote da aldeia e da cidade , de longe e de perto , de todo o lado . Irmanados.
Para trás , deixaram as agruras da vida , a doença da mulher , as contas por pagar , e a conversa tantas vezes adiada com a filha prometida .
Depois , ciosos do dever cumprido , regressam já tarde a casa , de alma carregada da fé ... que desta vez é que é !
«E julgareis qual é mais excelente , se ser do Mundo Rei, se de tal gente.»
(Os Lusíadas)
À medida que se aproxima a nova época futebolística as notícias da chegada de reforços sonantes enchem o nosso imaginário .
Estamos todos à espera que desta vez , venha de vez , o tal craque de que se fala . E o tal craque , o dito , o tal jogador do outro mundo que há-de chegar num dia de nevoeiro , transforma-se , em menos de nada , no salvador da pátria - aquele que nos levará à glória !
A euforia desmedida toma conta de nós . Cega-nos .
E , afinal de contas , o tal craque já nos pertence a nós !
Sei que de futebol não percebo nada ou quase nada , embora ainda vá a tempo de perceber.
Aliás , a crer no que ouço e leio , entender o futebol actual só estará ao alcance de alguns predestinados e iluminados .
O futebol ( que aprendi a jogar na rua , no pátio da escola , na praia ou em sítio de ninguém ) , ou que vi ao vivo jogar no Calvário , nas Antas , nos Coqueiros , Maracanã e Morumbi , há muito deixou de ser um jogo e passou a ser uma ciência jogada.
Por isso , ao ver as críticas ao prof. Carlos Queiroz ...
Portugal , contra a Espanha , jogou exactamente dentro do modelo que levou José Mourinho à vitória sobre os espanhóis , apesar de desfalcados de Messi .
E se querem a minha opinião , a Queiroz só faltou ter os jogadores e , já agora , a estrelinha de Mourinho !
Vender , nos tempos que correm , os direitos desportivos de um jogador de futebol por DEZ MILHÕES de EUROS ( ainda por cima a um clube rival ) e vir depois dizer publicamente , que , afinal , era para se livrarem de uma maçã podre , é baixo , muito feio , e revela um enorme desprezo pela dignidade de uma pessoa .
Por maiores e mais graves que sejam as vossas razões de queixa , isto , não se faz a ninguém !
Por esta e por outras é que cada vez gosto mais do meu Presidente !
"Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitórias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram: Cesse tudo o que a Musa antígua canta, Que outro valor mais alto se alevanta".
A Batalha de Aljubarrota tornou possível que se iniciasse umas das épocas mais grandiosas da história de Portugal - a época dos Descobrimentos.
A Batalha de Green Point , em Cape Town , vai , finalmente , levar-nos a reescrever a história do futebol português.
É verdade que está um calor danado . Até as ondas da Praia da Rocha sentem algum desconforto no contacto com a areia seca e quente .
O que nos vale é a lufada de ar fresco já anunciada .
A boa nova André Villas- Boas , só por si , abre-nos um mar cheio de sonhos. Esperanças e certezas . Para os outros - os descrentes - prevemos tempos difíceis , de grande instabilidade, alguma febre , dores menstruais , calafrios e mudanças repentinas de opinião.
É assim a vida !
Se a idade - como alguns cérebros sustentam - fosse determinante , então , o competente e sério Jesualdo Ferreira seria , sem reservas , treinador vitalício do F.C.PORTO !
Trazer à 1ª página a notícia da hipotética tentativa do F.C.PORTO contratar Jorge de Jesus , até entendo . Agora , o que entendo mas não aceito é que o façam precisamente no dia em que confirmam Villas Boas no F.C.PORTO .
Cheira-me a oportunismo , promiscuidade e pouca vergonha . Tresanda a falta de ética . Aliás , não é necessário ser-se muito inteligente para perceber que a notícia do jornal A BOLA , há muito aguardava em banho - maria , o anúncio oficial do próximo treinador do F.C.PORTO .
A intenção é descarada : - quebrar o impacto da boa-nova Villas Boas e fragilizar o dito .
Isto é coisa que um jornal sério e isento não faria !
Uma coisa que separa as pessoas importantes das outras é a agenda . Quem não tem agenda só é visto como pessoa importante se tiver dinheiro ou , então , se for um profissional exemplar e com provas dadas .
Alguns dos nossos jogadores da Selecção são importantes. Uns , porque são profissionais exemplares . Outros , porque jogaram nos seus clubes com os olhos postos na Agenda da Selecção !
Espanta-me ver tanta gente apressada em arranjar treinador para o F.C.PORTO . Pensava eu que a escolha do futuro técnico do F.C.PORTO só interessava aos portistas . Afinal , não é bem assim !
A Comunicação Social que ajudou Jesualdo Ferreira a sair , é a mesma que afastou do DRAGÃO Paulo Bento , Jorge Costa , Domingos e Muricy Ramalho .
Se o Presidente Pinto da Costa mantém por mais tempo o tabu ( e não anuncia Villas-Boas ) então , o F.C.PORTO , já tem TREINADOR !
Reza a lenda que AQUILES ( heróico guerreiro grego ) filho de Tétis e de Peleu ...
...Reza a História que MADJER (mitológico jogador de futebol) filho do DRAGÃO, resolveu , naquele longínquo ano de 1987 , mudar o rumo da iníqua batalha final com um soberbo e inaudito golo de calcanhar.
Ainda hoje, passadas duas décadas , essa maravilhosa e inesquecível imagem (que guardo religiosamente dentro de mim) não perdeu , nem a cor nem a estética .
E que dizer do golo de JUARY ?
Cruzamento milimétrico deMADJER (depois de trocar os olhos , as pernas , o juízo , ao coitado e atormentado adversário) e , JUARY(qual gazela pulando no deserto em dia de leoa à caça ) a oferecer-nos , naquele momento mágico , a Vida , o Céu , a Terra e , depois , no meio dos gritos , do choro , das lágrimas , dos beijos e abraços , a entregar-se a DEUS em silenciosa prece .
Que jogo ! Que descomunal combate entre David e Golias !
Quanto sofrimento ... quanta ansiedade...quanta determinação !
Vimos a coragem e raça dos verdadeiros CAMPEÕES espalhando com dignidade (em doses cansativas) o perfume do seu futebol , desvanecendo o cheiro do suor derramado .
Vimos o nosso CAPITÃO disputar a posse da TAÇA , como as crianças desgraçadamente infelizes disputam o único brinquedo que lhes dão .
Apesar da poluição sonora que nos é diariamente impingida , os meus ouvidos preservam , lá no fundo e incólumes , os vibrantes e espectaculares gritos de golo.
Não tenho memória de , alguma vez , ter sentido tamanha crença , entusiasmo e emoção na voz dos locutores que , do ERNST HAPPEL , em VIENNA , nos foram dando (com brilhantismo e alma ) as peripécias daquele sonho tornado realidade. Genial ! Simplesmente impressionante !
À época , os portugueses (d'aquém e d'além mar em África ) , da América, Ásia , Europa e Oceania , reconheciam sem complexos , o mérito e a excepcional classe do F.C.PORTO . Por cá , por lá e por todo o sítio , foi o fim do mundo .
Como as pessoas mudam !... Como mudam os tempos...os jornais e as televisões !... Desilusões !... Mas, adiante que se faz tarde...
Se AQUILES tivesse o calcanhar de MADJER , até Páris (com a ajuda do divino Apólo ) o teria poupado à morte... só para o ver jogar !
.
Testemunho para a Posteridade :
Jorge Nuno Pinto da Costa , Artur Jorge, Octávio Machado , Mlynarczyk, Zé Beto , João Pinto, Inácio, Eduardo Luís, Lima Pereira, Celso, Sousa, J.Magalhães, Quim, Futre, Madjer, Juary, Gomes, André, Frasco , Jaime Pacheco , Festas , Casagrande.
Sou dos que também acham que haverá muitas perguntas a fazer ao Professor Jesualdo . Mas , enquanto pessoa correcta e civilizada , o Treinador Profissional do F.C.PORTO mereceria , no mínimo , o respeito dos senhores jornalistas .
Uma coisa é , em artigos de opinião , crónicas ou comentários, abordar-se a continuidade ou não do Professor ; outra , é confrontá-lo permanente e insistentemente , perante as câmaras de televisão , com a mesma questão . Não me lembro de alguma vez ter assistido a tamanha pressão exercida sobre um Treinador de Futebol !
Se , realmente , não é por o não quererem lá , então , só pode ser uma vingançazinha dos diabos !
Para os adeptos que lêem Jornais e vêem TV (e que por isso não se devem ter apercebido) venho informar que , hoje , em Oeiras , no Jamor , se realizou a Final da Taça de Portugal .
Já agora , aproveito a oportunidade para vos dizer que o F.C.PORTO ganhou a Taça !
Comunicado O Sport Lisboa e Benfica e a Taça de Portugal
A poucos dias de se jogar a final da Taça de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica deseja fazer um apelo para que o jogo – bem como a chegada e partida das equipas ao estádio - decorra num clima de absoluta normalidade.
Sabemos de acontecimentos negativos que recentemente marcaram a Liga portuguesa, mas nada pode justificar uma escalada de violência assente em represálias de qualquer tipo que apenas serviriam para prejudicar o futebol.
Sabemos também que quem devia lamentar e condenar os acontecimentos que envolveram a equipa do Sport Lisboa e Benfica não o fez, mas isso depende da consciência de cada um e deve ser objecto de uma reflexão cuidada por parte de quem tem a responsabilidade de regular a nossa Liga, em particular, e o desporto português, de forma mais abrangente.
Pela nossa parte não queremos lamentar quaisquer tipo de incidentes, queremos - isso sim - que eles não se registem e que a final da Taça de Portugal se resuma a aquilo que deve ser: um jogo de futebol.
A grandeza do Benfica também se vê na diferença de valores e a nossa resposta àqueles que pretendem fazer do futebol algo que ele não é, deve ser, apenas, a mais completa indiferença.
Esperamos que a final da Taça de Portugal seja disputada sem qualquer tipo de condicionamentos.
COMENTÁRIO: Reparem nesta "obra de arte" e na preciosidade do último parágrafo ...
"Esperamos que a final da Taça de Portugal seja disputada sem qualquer tipo de condicionamentos".
Vem aí a Final da Taça de Portugal . É isso que conta por agora . Mas , atenção , que esta Taça ainda não está ganha !
Depois , com calma e muito trabalho , com dedicação e muito profissionalismo , com coragem , sacrifício e vontade , sem hesitações ou desvios , com paixão e muita fé , vamos , todos juntos , ajudar o F.C.PORTO a enfrentar e vencer as duras batalhas do futuro !
De cinco em cinco anos ( ou quando Pinto da Costa se distrai ) lá aparece o fenómeno . E, como todos sabemos , há fenómenos e fenómenos . Há até alguns que antes de ser já o eram . Com ou sem recurso à tecnologia . Mas sempre levados ao colo dos "media" !
Hoje , logo pela manhã , ao ver os coitados todos murchos ( mas , mesmo assim , ainda com pio ) não queria acreditar no que me diziam .
Afinal de contas , nas contas , não entrava o jogo do Dragão !
Claro que fiquei admirado porque , ao longo da semana , fartei-me de ouvir bocas sobre a certeza da festa anunciada , e da cabazada que iriam infligir ao Porto , no Dragão . Mas não só !
Também fiquei a saber que a culpa foi do árbitro , das bolas de golfe e dos apanha - bolas , da polícia e das claques , e , pasme-se , do Jesus !
De acordo com os protocolos celebrados entre o F.C.PORTO , Estado e respectivas Autarquias , as Escolas disponibilizam aos alunos visitas guiadas ao SANTUÁRIO do DRAGÃO . Os rapazes e raparigas convivem com os craques , cheiram tudo , assistem à projecção em ecrã gigante dos momentos mais belos e gloriosos da História do F.C.PORTO .
Todas as actividades desportivas do F.C.PORTO são cobertas , em directo , através do CANAL PORTO TV e da RÁDIO PORTO.
As CASAS do F.C.PORTO espalhadas pelo país , dotadas de modernos espaços sociais , culturais e desportivos , organizam ao longo do ano diversas actividades :
-encontros temáticos -concertos -teatro -cinema -torneios de futebol de salão , hóquei , andebol , basquetebol , voleibol e ténis , envolvendo centenas de jovens .
A REVISTA DRAGÕES , modernizada , passou a fazer parte integrante( suplemento de domingo ) do JORNAL DOPORTO (diário/100,000 exemplares).
O meu BANCO (antes , qualquer coisa ) passou a chamar-se PORTO .
O apartamento novo para os meus filhos foi financiado pelo BANCO PORTO e adquirido à PORTO CONSTRUÇÕES.
A roupa que vestimos e o calçado que usamos foram comprados numa LOJA AZUL .
Quando vamos almoçar ou jantar fora reservamos mesa num dos restaurantes da REDE AZUL.
O MUSEU do F.C.PORTO (aberto aos sábados , domingos e feriados) com áreas de interactividade , é visitado por centenas de pessoas.
Os parques do DRAGÃO (espaço de convívio e lazer ) oferecem à juventude , a preço acessível , a prática de desportos radicais , na máxima segurança.
Os CASAMENTOS, BAPTIZADOS , ANIVERSÁRIOS e outros EVENTOS passaram a dispor de infraestruturas bem dimensionadas e arejadas -ESPAÇO PORTO - com toda a gama de serviços adequados (e a custo competitivo) de altíssima qualidade .
As FÉRIAS de milhares de famílias (portuguesas e estrangeiras) passaram a ser marcadas para o PORTO - RESORTES & SPA - ALGARVE utilizando , para o efeito , os voos low cost da PORTOAIRLINES.
As VILAS -AVÓS DO PORTO- dotadas de equipamentos de vanguarda , com assistentes , enfermeiras , médicos geriatras , psicólogos , professores , animadores , cozinheiros e demais pessoal asseguram , dedicadamente , serviços de excelência ( em vigilância permanente ) para salvaguarda da qualidade de vida dos nossos progenitores .
Há CRECHES , JARDINS DE INFÂNCIA e AFINS , da MARCA PORTO , contribuindo (e de que maneira) para resolver , responsavelmente , os problemas de tantas e tantas famílias.
Ninguém quer perder a oportunidade de ser SÓCIOdoF.C.PORTO . Por muitas e variadíssimas razões mas , especialmente , por uma questão de status social .
Se o PORTO faz parte das nossas vidas , então ... PORQUE NÃO ?
Aí estão eles , as vedetas do regime , os homens da comunicação . Todos juntos , irmanados , a puxar para o mesmo lado . Sem reservas ou hesitações . Em uníssono . A uma só voz . Clamando aos sete ventos , ao fogo , ao mar e à terra , que vai ser no Dragão . Provocações e mais provocações . Sem o mínimo de contenção . Incendiando . Arrastando . Pisando .
Se alguma desgraça acontecer ... não nos venham depois dizer que não sabemos perder ! Respeitem o F.C.PORTO !
Tendo em vista as batalhas da próxima época o importante agora é reagrupar as tropas e reforçar os meios. Não vale a pena gritar aos sete ventos que perdemos este campeonato por isto ou por aquilo.
Se calhar , até já estava perdido antes de começar !